Blog para Homenagear o apresentador Gugu

Site desenvolvido por admiradores do apresentador Augusto Liberato

O site www.r7.com/gugu é o espaço onde o Gugu fala com o seu público

domingo, 15 de março de 2009

Rapidez e eficiência nas construções


Rosana Zica - Estado de Minas


O engenheiro Hélio Nassaralla, do quadro Construindo um sonho, do programa Domingo Legal, no SBT/Alterosa, ensina como planejar imóveis residenciais em tempo recorde

Fotos: Gladyston Rodrigues/Aocubo filmes
"Aquela rotina de visitar obra todos os dias por meses a fio sempre incomodou mais a mim do que o cliente" - Hélio Nassaralla (D), engenheiro especialista em obras rápidas
O corre-corre de pedreiros, pintores, eletricistas, bombeiros e decoradores para fazer uma casa completa, com muro, área de lazer, banheiro impecável, móveis e jardim se tornou atração na TV nas tardes de domingo. Além do impacto emocional de ver a entrega de presente tão valioso para pessoas que tanto precisam da casa, o quadro Construindo um sonho, exibido no Programa Domingo Legal, no SBT/Alterosa, mostra a maratona para concretizar o projeto em tempo recorde. O responsável por essa façanha, o engenheiro civil Hélio Nassaralla, que mora em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, diz que o segredo para fazer obra rápida de verdade e com eficiência começa por um bom planejamento físico e financeiro, que permita a contratação de mão-de-obra com qualidade e quantidade e a escolha de materiais adequados.

"O planejamento começa com a ponderação criteriosa dos prazos para a documentação da construção, da quantidade e do tamanho das ações e, principalmente, o gasto estimado com a construção", explica Nassaralla. Na hora de comprar, o material, ele recomenda a escolha de itens que facilitam a instalação, como portas pintadas, janelas com trincos e vidros e telhas ecológicas, que são mais leves. Na fase de acabamento, a dica é a escolha de materiais moldados in loco.

Com todo esse arranjo, segundo o engenheiro, é possível economizar 25% do tempo que as construtoras normalmente levam para fazer prédios. Para casas, a economia é ainda maior, e chega a 40% do prazo habitual.


Nem no programa nem na vida real as obras de Nassaralla são pré-fabricadas. O engenheiro destaca que o consumidor brasileiro é conservador e, por causa disso, os construtores do país não conseguem introduzir facilmente material diferente na massa, exceto o gesso. "Por força da praticidade, a obra em gesso não é mais considerada frágil e facilita o trabalho, eliminando as operações de chapisco, reboco e emassamento", explica o engenheiro.

Todas as ações adotadas, segundo Nassaralla, devem ser normatizadas para assim ter obras duradouras e com garantia. "Mesmo com prazos que parecem impossíveis de ser cumpridos, tudo na obra fica retinho, limpinho e com certeza funcionará bem por muito tempo".

VELOCIDADE

Todo o trabalho no programa de TV é executado em apenas 13 dias e, como é mostrado pela câmeras, desafia os limites da normalidade, sem negligenciar regras da engenharia. À frente do batalhão, Nassaralla conta que para ser selecionado para o quadro teve de comprovar enorme capacidade de imprimir velocidade a construções residencial e comercial. O engenheiro, que também é ciclista, acredita que foi o seu jeito elétrico de ser que lhe garantiu a vitória no processo de seleção. "Durmo cinco horas por noite e em tudo que faço gosto de ser objetivo e prático".

Movido pelo acelerado ritmo biológico, o engenheiro conta que sempre trabalhou com obra por administração, recebendo comissão média de 10% do valor total do trabalho. Como essa forma de contratação dificulta o aumento no valor da obra, ele descobriu que a saída era agilizar o trabalho. "Além disso, aquela rotina de visitar obra todos os dias por meses a fio sempre incomodou mais a mim do que o cliente".

Em outra experiência profissional, foi fiscal de obras de uma grande mineradora. Nassaralla administrava o trabalho das empreiteiras e, ao mesmo tempo, mapeava os profissionais de todas as etapas da cadeia produtiva, que prestavam serviço com mais rapidez e qualidade. Há 10 anos montou a própria empresa, especializada em obras rápidas.

Escolhido pela produção, o engenheiro levou cerca de 20 profissionais da construção de Belo Horizonte para realizar os sonhos no Domingo Legal. "No grupo tem profissional que pinta até 75 metros quadrados por dia com qualidade impecável". No próximo domingo, Hélio Nassaralla mostra como imóveis comerciais também podem aproveitar o conceito de intervenções rápidas e de qualidade.


http://noticias.lugarcerto.com.br/imoveis/template_interna_noticias,id_noticias=29467&id_sessoes=18/template_interna_noticias.shtml

2 comentários:

  1. Boa tarde!!!
    Gostaria de saber o contato de Hélio Nassaralla.
    obrigada...

    ResponderExcluir
  2. será q somos parentes? meu nome é Mônica Nassaralla

    ResponderExcluir